top of page
  • Foto do escritorSergio Izecksohn

Vídeo: Melodyne, o canivete suíço da produção musical, por Sergio Izecksohn


Com mil e uma utilidades, o editor de áudio Melodyne permite modificar diferentes tipos de material de áudio, tais como vocais, guitarras e pianos ou mesmo loops de bateria e percussão, de uma forma altamente musical.

O que há de especial nele é que o Melodyne reconhece as notas musicais no áudio e as exibe de acordo com suas afinações e tempos, como em uma tela piano-roll de um sequenciador MIDI.

Esta visualização é muito mais precisa do que a mera exibição das vibrações ao longo do tempo, como nos outros editores de áudio.

Com o editor Melodyne, você não apenas vê quais partes de uma gravação são fortes e fracas, como também vê onde as notas começam e terminam, assim como a afinação e as modulações de cada uma.

É possível não apenas observar, mas também alterar diversos parâmetros de cada nota.

Se uma nota está semitonada, por exemplo, você pode arrastá-la para a afinação correta e, se ela é muito curta, você pode torná-la mais longa; se ela está muito fraca, você pode torná-la mais forte, e muito mais.

Melodyne há anos desfruta de uma excelente reputação pela sua edição de vocais, e o que funciona para voz faz maravilhas com outros instrumentos.

Uma vez que você tenha trabalhado por um tempo com o Melodyne, você vai perceber que, além da correção de erros, há uma riqueza de outras aplicações valiosas para descobrir.

Alguns exemplos:

• a criação de segundas vozes ou conjuntos inteiros simplesmente copiando a pista original

• a introdução de variações melódicas ou harmônicas quando frases são repetidas

• corrigir e conciliar o tempo de bateria e baixo

• arrumar ritmos ou usar técnicas de quantização para alterá-los

• criar quebras e variações em loops de bateria

• manipular as características tonais de material de todos os tipos de timbre

• e procedimentos padrão, como alteração de afinação e alongamento de tempo.

Com o Melodyne você pode editar o material de áudio monofônico (vocais, solos de guitarra, sax), polifônicos (piano, guitarra base, marimba), rítmico (como loops de bateria, percussão) .

Você pode usar o Melodyne como um software stand alone ou como um plug-in em qualquer programa compatível, como o SONAR, o Logic ou o Pro Tools.

Assista ao vídeo; se possível, em tela cheia:

 

Tags:

Destaques
Categorias
curso de produção musical.jpg
bottom of page