Professores

 Sergio Izecksohn 

Coordenação 

Sergio Izecksohn é graduado em educação artística com habilitação em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, onde também estudou composição. Cursou pedagogia na UFRJ, onde fundou o C.A. Paulo Freire.

Produtor musical, diretor artístico, compositor, arranjador, beatmaker, letrista, instrumentista e técnico de gravação, mixagem e masterização de áudio. Produz trilhas e aberturas para programas e comerciais de TV, vídeos institucionais, espetáculos teatrais, spots e jingles de rádio, além da criação de arranjos para álbuns de artistas e grupos independentes. É, também, tecladista e baixista com atuação em palcos no Brasil e no exterior com artistas e bandas da MPB.

Criou em 1994 no Instituto Villa-Lobos (IVL-UNIRIO) o pioneiro curso de extensão universitária em "Home Studio (MIDI)".

Fundou em 2000 o HOME STUDIO - Cursos de Produção Musical, com a supervisão pedagógica do professor livre-docente Hélio de Oliveira Sena (IVL-UNIRIO). Desde então, vem coordenando e ministrando diversos cursos desde a sua criação. Em 2020, começaram as turmas e os coletivos online.

Editor do Blog do Home Studio, foi colaborador das revistas técnicas "Áudio, Música & Tecnologia" (RJ), "Áudio e Vídeo Digital" (SP), "Guitar" (RJ) e "Backstage" (RJ), onde assinou por 15 anos a coluna "Home Studio", com cerca de 150 artigos publicados sobre produção musical e a organização e operação de estúdios caseiros. Palestrante em fóruns e congressos como os da Audio Engineering Society (AES-Brasil), CD-EXPO, Fórum Goiano de Cultura, Fórum Rioacappella de Música Vocal e outros.

Assessoria pedagógica 

 Helio Sena      
 Nilton Santos   
 PH Castanheira  
 Raif Emerich     

Linguagem e Estruturação Musical

Educação em Rede

Música e Som para TV

Música Eletrônica e Tecnologia Musical

Helio de Oliveira Sena é livre docente em música pela UNIRIO e mestre em musicologia teórica pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscou.

Professor, pesquisador, compositor, regente, arranjador e produtor.

Em 1972, passou a lecionar harmonia, arranjo e música de câmara nos cursos de licenciatura e bacharelado da UNIRIO e, depois, na pós-graduação.

Sua chefia no Departamento de Linguagem e Estruturação Musical caracterizou-se pelos esforços em introduzir a música popular e folclórica brasileira num ensino até então marcado pela presença exclusiva de modelos eruditos europeus.

 

Ali, na UNIRIO, introduziu em 1994 o pioneiro curso de Home Studio (MIDI) de Sergio Izecksohn e, desde então, assessora a coordenação pedagógica do HOME STUDIO.

Nilton Bahlis dos Santos é doutor em ciência da informação (UFRJ), coordenador do Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (NEXT/Fiocruz) e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz).

 

Atua nas áreas de Ensino Interdisciplinar, Educação Não Formal, Educação em Rede, Comunidades Virtuais, Ciência da Informação, Comunicação, Inovação, Tecnologias  Interativas, Sistemas Complexos, Popularização de Ciência, Saúde Pública, Promoção da Saúde e Organização da Cultura.

Foi um dos criadores da Bienal Internacional de Quadrinhos do Rio de Janeiro, curador e produtor de suas 3 edições (1991/1997). Fundador e coordenador do Clube do Futuro, é também fundador e diretor do Centro Nacional de Quadrinhos, Roteiros e Imagens.
 

Paula Henrique Castanheira é arranjador, compositor e técnico de áudio. Estudou piano, violão e canto na Pró-Arte.

 

Atualmente, é o diretor artístico da CBTV - EUA. Produtor musical da TV Globo desde 1989, foi um dos primeiros músicos do Brasil a fazer arranjos com computadores e a trabalhar com a tecnologia digital.

 

Destacou-se nos anos 80 como um dos principais produtores e arranjadores do mercado fonográfico.

 

Na TV Globo, inovou todo o setor de engenharia de áudio da TV brasileira.

 

Desde a fundação do HOME STUDIO,  vem contribuindo como consultor técnico e, mais recentemente, na assessoria técnica e pedagógica.

Rafael Emerich é DJ, produtor musical, técnico e consultor de áudio, MIDI e home studio. 

Coordenador técnico de espetáculos teatrais, operador de áudio e sonoplasta.

Estudou produção musical e teclado no HOME STUDIO.

Home Studio - Escola de produção musical

O PRIMEIRO CURSO DE PRODUÇÃO MUSICAL DO BRASIL

  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Twitter Icon