top of page
  • Foto do escritorSergio Izecksohn

Seaboard, o teclado orgânico, por Sergio Izecksohn

Um novo e interativo instrumento chamado Seaboard GRAND está chegando ao mercado com um visual semelhante a um teclado convencional, mas com teclas macias, sensíveis à pressão, flexíveis e capazes de acompanhar cada gesto do músico, que pode manipular os sons usando efeitos e controlando a afinação ou o pitch, o volume e o timbre enquanto estiver tocando. Aparentemente, é o teclado que, até agora, mais se aproxima da resposta tátil e intuitiva de um instrumento acústico. As possibilidades de expressão sonora são inúmeras. Segundo a Roli, jovem empresa londrina, na ponta dos dedos você já tem todo o controle do tom, volume e timbre. Veja o vídeo:

O Seaboard é uma espécie de piano eletrônico feito de borracha, mas com um sensor de pressão por baixo de cada tecla. Ele tem teclas de borracha continuas que permitem criar mais efeitos e produzir outras melodias. Parecido com um teclado normal, tem teclas macias, flexíveis, bastante sensíveis à pressão e capazes de acompanhar cada gesto.

A interatividade inovadora do Seaboard permite novas experiências de criação melódica e transmite ainda melhor a expressão e o sentimento do músico. Por exemplo, o Seaboard interpreta a pressão aplicada nas diferentes teclas como a distorção que o tecladista quer causar. Os criadores deste instrumento dizem que qualquer tecladista é capaz de tocar as mesmas músicas no Seaboard, mas que, quando este começa a perceber a nova dinâmica e as novas ferramentas que tem à sua disposição, ele passa a raciocinar a partir de novas ideias e outras possibilidades para criar música.

A interface SEA é a tecnologia da plataforma de sensores da Roli. SEA significa sensorial, elástica e adaptativa. Interfaces SEA, segundo a Roli, são altamente precisas, ricas em informações, e sensíveis à pressão, e podem ser construídas em qualquer formato. Eles permitem transições ininterruptas e a captura de gestos tridimensionais enquanto simultaneamente proporcionam ao usuário uma resposta tátil.

O Seaboard pode ser encomendado na página da Roli.

 

Tags

Destaques
Categorias
curso de produção musical.jpg
bottom of page