homestudio.com.br

 


PRODUÇÃO | SOFTWARE | HARDWARE | PROFISSÃO | TV HOME STUDIO

Instrumentos VST

Eles têm timbres tão realistas quanto os dos instrumentos acústicos, elétricos e eletrônicos originais, atendendo desde o músico erudito até o DJ, passando pelos artistas pop e os arranjadores e compositores do cinema, da TV, do teatro e da multimídia. Leia mais

Partifi separa as partes de uma partitura de orquestra em PDF
Um site que separa as partes de uma grade de orquestra em um arquivo PDF e fornece as partituras individuais de cada parte. E de graça!

A função mais enfadonha no trabalho dos arranjadores populares e dos compositores de música erudita e trilhas sonoras é transcrever as partes individuais do arranjo ou da composição. Após criar a “grade”, a partitura com todos os instrumentos e vozes, o produtor precisa separar as partituras individualmente para cada músico. Leia mais

Programas para Produção Musical

A oferta de software para produção musical parece infinita, tantas são as freqüentes inovações.

Entre gravadores, seqüenciadores, instrumentos e efeitos virtuais, editores de áudio, de partituras, de loops e aqueles que prometem fazer tudo, o usuário fica mesmo perdido na hora de selecionar o que usar.
Leia mais
HARDWARE
Seabord, o teclado orgânico
Um novo e interativo instrumento chamado Seaboard GRAND está chegando ao mercado com um visual semelhante a um teclado convencional, mas com teclas macias, sensíveis à pressão, flexíveis e capazes de acompanhar cada gesto do músico, que pode manipular os sons usando efeitos e controlando a afinação ou o pitch, o volume e o timbre enquanto estiver tocando.

Aparentemente, é o teclado que mais se aproxima da resposta tátil e intuitiva de um instrumento acústico. Leia mais
PROFISSÃO
Phil Ramone, ícone dos estúdios, morre aos 79.
Um dos maiores técnicos de áudio da história, vencedor de 14 Grammys e conhecido por seu trabalho com artistas como Paul McCartney, Stevie Wonder, Frank Sinatra, Ray Charles, Elton John, Madonna, Bob Dylan, Paul Simon, Bruce Springsteen, Tony Bennet, Billy Joel e Barbra Streisand, entre tantos outros, morreu no dia 30 de março, aos 79 anos. Leia mais
PRODUÇÃO
Como fizemos a Revolução
Quando ligamos o computador ou o iPad e assistimos a um clipe no YouTube nem nos passa pela cabeça a verdadeira guerra de guerrilhas que vêm sendo as relações entre a produção e o consumo de música e a sonorização da internet. Leia mais
HARDWARE
Microfones e captação do som nos estúdios
Gravar vozes e instrumentos acústicos ou elétricos é uma das tarefas mais críticas de um estúdio. E, se não há regras, qual a melhor maneira de se captar cada som? Como ponto de partida, vale a pena conhecermos os procedimentos mais comuns de captação e os microfones mais usados pelos estúdios mundo afora. Leia mais
SOFTWARE
Plug-ins e drivers de áudio: entenda as siglas e as tecnologias
VST, TDM, RTAS, ASIO, AU, AAX, DXi, WDM, WASAPI… Todo mundo que lida com áudio no computador já se deparou com a sopa de letrinhas. Mas, afinal, o que significam estas siglas e o que nós fazemos com elas? Leia mais
HARDWARE
Computadores para o home studio
Mais do que o componente principal, o computador, hoje, é o próprio estúdio. Saber escolher modelos e componentes, saber configurar e instalar os itens de hardware e de software passa a ser uma questão de sobrevivência para quem tem um estúdio. Leia mais
TV HOME STUDIO
Vídeo: The Art of Mixing – A Arte da Mixagem
Clássico dos anos 1990 com gráficos sobre mixagem de grande efeito didático.
Se ainda não o viu, separe duas horas e quarenta minutos, relaxe, divirta-se e aprenda muito com a didática revolucionária do David Gibson. Leia mais
PRODUÇÃO
Música e computadores, revoluções por minuto
Nossos estúdios se tornaram totalmente dependentes dos computadores. Pode-se dizer que, agora, o computador é o estúdio. Mas o uso dessas máquinas para a produção de música vem de muito tempo. As etapas desta revolução vieram se sucedendo num ritmo vertiginoso, especialmente nos últimos trinta anos. Leia mais
PRODUÇÃO
Os segredos da produção musical
Nunca foi tão fácil dominar os “segredos” da produção musical e de áudio. Porque, na verdade, não são segredos, e sim técnicas aprendidas com a experimentação prática e depois sedimentadas com a experiência, além de muito estudo. Em outras palavras, é mais uma questão de ‘vontade’ do que de ‘capacidade’. Até porque talento pode ser desenvolvido com estudo e prática. Leia mais
PRODUÇÃO
Sete Pecados da Produção Musical
Atitudes equivocadas cometidas no dia-a-dia da produção musical por todos nós, artistas, produtores, instrumentistas, arranjadores, operadores de áudio, técnicos, empresários ou tudo isto junto, muitas  vezes são pecados capitais. Leia mais
PRODUÇÃO
O curso de Teclado do HOME STUDIO
O teclado é a mais completa ferramenta de criação e produção musical no estúdio. Ao mesmo tempo, aparenta ser um instrumento difícil e pouco amigável para a maioria dos produtores. Na verdade, esta é uma lacuna na formação de todos os músicos, não só os produtores musicais, compositores e arranjadores; outro sintoma de nosso apagão cultural/educacional. Leia mais
HARDWARE
Placas e interfaces para os home studios
Vejamos aqui a grande diversidade de modelos de interfaces disponíveis atualmente no mercado brasileiro ou internacional.

As placas de som são o principal responsável pela pureza de nosso som, já que costumam conter os conversores de áudio analógico/digital e digital/analógico (A/D e D/A).
Leia mais
SOFTWARE
Ouse na edição do áudio com o Melodyne
O editor de áudio Melodyne permite editar e exibir diferentes tipos de material de áudio, tais como vocais, guitarras e pianos ou mesmo loops de bateria e percussão, de uma forma altamente musical. Leia mais
PROFISSÃO
O ocaso da OMB e o renascer da OSB. E o DRT?
O Supremo Tribunal Federal reconheceu por unanimidade o direito constitucional de qualquer cidadão se exprimir musicalmente sem o beneplácito da vetusta OMB, citando o Artigo V da Carta de 1988 para enfatizar que “qualquer restrição ao exercício de uma atividade só se justifica se houver interesse público”, como acontece com os médicos, engenheiros e advogados. Leia mais

PRODUÇÃO
Um carrossel de parâmetros
Existe uma enorme confusão a respeito dos parâmetros do som. Mais agudo, por exemplo, é uma nota mais alta na escala ou um timbre mais aberto? E se o cliente pedir ao arranjador para “abaixar”, estará se referindo à tonalidade ou ao volume? Leia mais
SOFTWARE
Escolha a sua estação de trabalho
Existem inúmeros programas para gravação, edição e mixagem de áudio e para a produção de música com instrumentos virtuais. Mesmo assim, só alguns merecem o título de ‘digital audio workstation’ (DAW) ou estação de trabalho de áudio digital. Desse grupo, cinco aplicativos têm as ferramentas, a tradição e o reconhecimento do mercado que os tornam uma elite entre os programas musicais. Leia mais
HARDWARE
Placas e interfaces de áudio
Desde que o computador “engoliu” o estúdio, as placas de som ou interfaces de áudio se tornaram o item mais crítico entre os equipamentos de gravação. Escolher o modelo ideal é um momento delicado para quem vai investir. Hoje, temos marcas de ótimo nível para todo tipo de necessidade e orçamento. Seja para usuários das mesas analógicas, das digitais e até para os que têm horror às mesas, são diversos modelos com quantidade variada de recursos. Os preços caíram muito de uns anos para cá e as opções se multiplicaram. Leia mais
TV HOME STUDIO
Vídeo: a produção do ‘Dark Side’
O vídeo contém a história da produção do segundo álbum mais vendido de todos os tempos, The Dark Side of the Moon, o oitavo álbum de estúdio da banda britânica de rock progressivo Pink Floyd, lançado em 1 de março de 1973. Leia mais
HARDWARE
Concerto para iPad e Orquestra
Alguns momentos do Concerto para iPad e Orquestra, por Ned McGowan, interpretado por Keiko Shichijo no iPad com a Sinfonia Rotterdam, conduzida por Conrad van Alphen. Leia mais
 
ENTREVISTAS
Home Studio – A aposta na democratização da gravação
 
Entrevista com Sérgio Izecksohn
 
Produção caseira e lucrativa
 
 
BACKUP
De casa, rumo ao Grammy
 
Tenha o som de um milhão de dólares
 
Como vender 30 milhões de cópias
 
Crise? Que crise?
 

 
A escola
O HOME STUDIO é a primeira escola de produção musical do Brasil, criada a partir do curso de Home Studio do músico e educador Sergio Izecksohn na UNIRIO.
   
   
Começa o Ano 20 do HOME STUDIO
É o momento de rever o percurso e recordar aqueles que se uniram a nós ao longo dele. Para o vigésimo ano do HOME STUDIO, teremos muitas novidades. Leia mais
 
 
BACKUP
 
O que comprar? Home studios para todos os orçamentos
 
Alternativas ao Pro Tools para home studios
 
Pequena história da música no computador
 
Afinando vozes com o Auto-Tune
 
Editores de áudio
 
Tudo ao mesmo tempo agora: SONIC  Foundry Batch  Converter
 
Eles não sabem o que é MIDI
 
Melhore o desempenho de seu PC de áudio
 
Tesouros escondidos
 
Mais tesouros escondidos: "fit improvisation"
 
O Fim do CD Architect?
 
O Final Feliz da novela do CD Architect
 
Um herói nacional - Sound Forge 6.0
 
Latência do áudio no Windows
 

Um computador e uma placa
 
O discurso da exclusão
 
Payola ou jabá, lá e cá
 
Quem tem medo da numeração de CDs?
 
O planejamento continua fazendo a diferença
 
Arranjo e mixagem: causa e efeito
 
Quem atrapalha?
 
Na contramão, chegando na frente
 
Escolhendo uma placa de som
 
Três milhões de novos piratas por semana?
 
"Se queres ser universal, canta tua aldeia"
 
CD ou demo? Olhe pela janela
 
As novas gravadoras
 
Botando o bloco na rua
 
A nova placa da MOTU
 

GigaSampler é da TASCAM
 
O retorno da Alesis
 
LAYLA LapTop e MONA LapTop
 
PreSonus BlueTube: um preamp valvulado e acessível
 
Novos plug-ins
 
Escolhendo uma placa de som
 
O que pode um home studio
 
Cakewalk SONAR
 
O ProTools e os home studios
 
O DVD-Audio na bola de cristal
 
O MP3 e os estúdios
 
AudioActive Production Studio – Conversor de  MP3
 
Que PC comprar?
 
Placas de som para todos
 
Seqüenciadores MIDI
 
Novas ondas sonoras
 
Endereçamento estéreo dos processadores de efeitos
 
Finale
 
SONAR 5 Producer Edition
 
Os home studios no "Fama"
 
O que estudar?
 
Mackie Big Knob – Studio Command System
 
Placas de som para home studios
 
Estúdio Mochila
 
Protux
 
Reason: todo o estúdio MIDI em um só programa
 
Reason: o sintetizador Subtractor
 
Tratamento acústico
 
Gravadores e seqüenciadores para PC e Mac
 
Restaurações
 
Equipamentos para todos os orçamentos
 
Piratas à vista!
 
Como publicar sua música na Internet
 
KORG D8 - Porta-estúdio Digital de 8 Pistas
 
Estúdios pessoais para os guitarristas
 
E-Mu Audio Production Studio
 
 

 

TV HOME STUDIO

Canal YouTube do HOME STUDIO

 

 
 Conteúdo do curso


Especializações


Curso intensivo

Áreas de atuação

Curso de Áudio para Shows e Eventos

Venha estudar conosco!

Curso de Logic Curso de Ableton Live Curso de Teclado
 
         
Curso de Pro Tools Curso de Cubase Curso de SONAR Curso de Digital DJ The Art Of Mixing (A Arte da Mixagem) - David Gibson A Produção do 'Dark Side'
 

 

BACKUP      
A popularização dos home studios As mesas de som
O planejamento faz a diferença A captação do som
Gravação de áudio no computador O Cakewalk Pro Audio
Os gravadores multipista A edição no Cakewalk Pro Audio
Som & Mensagem Esperando Layla
Tirando leite das pedras Lexicon Studio
Sistemas de gravação de áudio em HD Enhancer Behringer Ultrafex II
Placas de som Glossário
   

 

 
BACKUP: Áudio & MIDI: o Melhor dos Dois Mundos (Backstage - 1999)
I -- O estúdio híbrido VII -- Bateria acústica X eletrônica
II – Ainda o estúdio híbrido VIII -- O sampler e os sons “acústicos”
III -- Fita ou disco? IX -- A edição dos eventos MIDI
IV – Som analógico e digital X -- A edição do áudio digital
V – Tudo no computador? XI -- Mixagem sincronizada de áudio e MIDI
VI – Placas de som, MIDI e multimídia XII -- As novas placas de som