A Escola | Cursos | Professores | Artigos | Links
 


Editores de áudio

Sérgio Izecksohn

Hoje, gravar e mixar, pura e simplesmente, sem realizar uma boa limpeza de ruídos ou corrigir certos “deslizes” na afinação da voz ou de instrumentos solistas, já é coisa do passado. A conversão de formatos de arquivo, a restauração de antigas gravações, a edição de sons para sampler ou a finalização dos arquivos musicais para masterização de CDs dependem dos editores de áudio. Combinado a um gravador multipista, a um sampler ou operando sozinho, o editor é uma ferramenta indispensável em todos os trabalhos do estúdio. Estes 14 modelos, para PC ou Mac, são o que há de melhor no mercado para as diferentes finalidades a que se destinam.





AVS Audio Editor (PC).
Um avançado e poderoso editor de áudio. Você pode usá-lo para gravar sua própria música, voz ou outro material de áudio, editá-los, aplicar diferentes efeitos, mixá-los com outras partes de áudio ou música, criar arquivos MP3 e de outros formatos comprimidos. O AVS Audio Editor suporta todos os principais formatos de arquivos de áudio. O programa pode ser expandido com plug-ins DirectX.

 






Blaze Audio Wave Creator (PC).
Edição completa de audio com uma interface clara, simples e fácil de usar. Usar o Wave Creator para trabalhar com o seu som é tão fácil quanto editar texto. Corte, copie, cole o áudio até ele soar adequado. Tem uma coleção de efeitos e outros processadores, permite ajustar taxas de amostragem e de bits, converte arquivos MP3 e mixa vários arquivos juntos.

 






BIAS Peak (Mac).
Solução para edição, processamento e masterização. Poderoso para edição de vídeo profissional, o Peak importa arquivos OMF e realiza mixagens em surround em tempo real.

 






Celemony Melodyne (PC/Mac).
Uma nova via para a manipulação do áudio digital. Ele analisa a afinação e o tempo de um arquivo de áudio mono e pode mudar seus parâmetros musicais sem influenciar o caráter da gravação original, permitindo mudar melodias inteiras de uma maneira antes só possível em arquivos MIDI. O Melodyne extrai as freqüências da afinação e do ritmo e cria uma área onde toca o material do áudio. Qualquer modificação nesse material é interpretada pelo programa de uma maneira inteligente e o resultado soa sempre natural. Trabalhar com o Melodyne é tão fácil quanto editar notas num seqüenciador MIDI.

 




Cycling ’74 Max/MSP (Mac).
Max/MSP é um ambiente único para desenvolvimento de áudio em tempo real. Combina a grande variedade de ajustes oferecidos pelo Max com o poder de programar seus próprios algoritmos usando objetos de sinal MSP. O ambiente combinado do Max/MSP oferece cerca de 400 objetos que fazem tudo, de gravação multipista em hard disk a síntese granular e processamento no domínio espectral. Em adição ao conjunto de objetos para síntese, sampler, filtragem e análise, o Max/MSP oferece objetos de áudio na interface com o usuário para desenho e edição das formas de onda.

 





GoldWave (PC).
Editor de som, gravador e conversor. Ele pode criar arquivos de som para CDs de música, recitais de dança, websites, secretárias eletrônicas ou sons do Windows. Um conjunto completo de efeitos e recursos de edição é incluído para produção de som profissional.

 

 




NGWave Audio Editor (PC).
Este programa usa um formato de armazenamento interno revolucionário que faz com que a maioria dos processos de edição se torne leve e rápido. Enquanto outros editores gastam uma pesada quantidade de tempo para realizar tarefas tão simples quanto deletar um pouquinho de silêncio, o NGWave não gasta uma gota de suor.

 




Propellerhead ReCycle (PC/Mac). Este interessante programa permite fazer com loops sampleados o mesmo que fazemos com batidas programadas de sons individuais de bateria eletrônica - como alterar o andamento ou substituir sons e processá-los individualmente. Carregamos um arquivo de áudio com um groove ou uma ‘levada’ ou ‘batida’ e o ReCycle vai analisar o groove e dividi-lo em componentes rítmicos chamados "slices" (fatias). Os slices são os pedacinhos, as células rítmicas da batida. Podemos mover, monitorar ou deletar os slices, ajustar suas durações, seus ataques e decaimentos, ou mesmo mudar o tempo ou a afinação geral de um loop sem afetar os demais. Se estamos usando um sampler, o ReCycle cria um banco de sons para o sampler contendo os elementos de áudio a partir dos slices. Ele também cria um arquivo MIDI seqüenciado baseado no tempo da levada original. Tocamos o arquivo MIDI no seqüenciador e disparamos os sons no sampler. Agora quantizamos os tempos, alteramos andamentos e afinações ou trocamos os sons. Outro uso é abrir o loop fatiado diretamente no Reason, no Cubase ou outro programa compatível com o formato REX2, importando-o diretamente para uma pista de áudio. O loop vai tocar normalmente, mas podemos manipular cada fatia independentemente das outras.

 


Prosoniq SonicWORX Studio (Mac).
Desenhado para a pós-produção de canções e gravações de áudio no domínio digital, o SonicWORX Studio traz um editor de ondas, um gráfico com todos os passos dados na edição, uma função “snapshot” para armazenamento e recuperação de versões processadas e a habilidade de ouvirmos e recuperarmos todas as fases da edição. Alguns recursos de análise e de processamento podem rodar em tempo real sem necessidade de nenhum hardware adicional.

 





Sony Sound Forge (PC).
O Sound Forge é um premiado editor de áudio que inclui um conjunto poderoso de processadores de áudio, ferramentas e efeitos para manipulação de áudio. O aplicativo padrão da indústria é perfeito para edição de áudio, gravação, processamento de efeitos e conversão de arquivos com alta qualidade. A última versão continua a valorizar a sua década de tradição, incorporando recursos que o tornam mais rápido e poderoso do que nunca. Edita arquivos não-destrutivamente no nível de um sample com extrema velocidade e precisão. Vem com mais de 35 efeitos e processadores de áudio com mais de 200 presets e é expansível, aceitando plug-ins DirectX. Permite regular diversos plug-ins em seqüencia antes do OK final. Ele também tem suporte para vídeo, queima de CDs e pode abrir, salvar e converter grande número de arquivos, como WAV, WMA, RM, AVI, MPEG, MP3 e outros. A edição e a operação em geral são bem facilitadas pela interface clara e familiar aos usuários de Windows.



 




Soundprobe (PC).
Um avançado e poderoso editor de sons, gravador e processador de efeitos para o Windows. O Soundprobe foi desenhado para habilitar edições complexas dos sons em um ambiente intuitivo e poderoso. A interface usa todos os recursos-padrão do Windows como barras de ferramentas, menus que saltam na tela e atalhos de teclado, apresentando uma tela arrumada, amigável e acessível.

 






Steinberg WaveLab (PC).
O mais rápido dos programas profissionais de edição e masterização de áudio para Windows. Combinando editores estéreo fáceis de usar com uma rica coleção de recursos, o WaveLab oferece poderosas ferramentas de edição e uma linha de processadores de efeitos virtuais de alta qualidade. Tem recursos para queima de CDs, análise dos arquivos em tempo real e processadores de lote, que processam um conjunto de arquivos de uma vez, além de corretor de afinação e ferramentas para restauração de gravações antigas. A última versão suporta samples, ASIO, WDM, uma vasta coleção de formatos de áudio, assim como resoluções de até 32 bits e 192 kHz e o processador de dither Apogee UV22 HR. Com sua exclusiva janela <Audio Montage>, o WaveLab traz um conceito revolucionário de edição não destrutiva com que nenhum outro software pode concorrer.

 



TC Works Spark (Mac).
Ambiente de masterização e edição que suporta gravação e reprodução em até 32 bits e 192 kHz. Ele converte arquivos MP3 e suporta AIFF, SDII, WAV, ASIO, VST, MAS e Quick Time, além dos plug-ins TDM. O Spark inclui ferramentas de restauração, como DeNoiser e DeClicker e o conjunto de plug-ins Native Bundle Mastering. Podem ser usados plug-ins TDM e VST simultaneamente.

 






U&I Software MetaSynth (Mac).
Uma ferramenta única para síntese de sons, composição e sound design, com sete métodos de síntese. Sua tecnologia da ‘figura’ do som permite aos compositores pintar milhares de harmônicos e notas, cada qual com seu próprio envelope e pan dinâmico. O MetaSynth também oferece síntese granular e efeitos baseados em FFT, escalas definidas pelo usuário até 1024 frações da oitava, centenas de megabytes de samples de instrumentos e escalas personalizadas. Inclui uma mesa de mixagem, um algoritmo de composição e um seqüenciador MIDI. Cria arquivos com qualidade de CD sem a necessidade de um hardware externo.

 


Sérgio Izecksohn (sergio@homestudio.com.br) é músico, produtor e professor-coordenador dos cursos do Home Studio


Publicado na Revista Backstage em 2003